quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jovens Parlamentares do Nordeste se reúnem em Itamaracá


Encontro é preparação para a Semana Parlamentar, que acontece em Brasília

Jovens parlamentares de todo o Nordeste estarão reunidos, durante o próximo final de semana em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para discutir a elaboração de projetos de lei e socializarem experiências. O encontro é uma preparação para a Semana Parlamentar, que acontece em Brasília, entre os dias 24 e 28 deste mês.


A iniciativa é inédita, garante o coordenador do programa Jovens Pernambucanos na Secretaria de Educação de Pernambuco, Antônio Carlos Mendes. Pela primeira vez, os 23 jovens parlamentares representantes de todos os estados nordestinos vão se capacitar para a experiência na capital federal – durante a qual vão tomar posse como deputados, participar de oficinas de projeto de lei e conhecer o expediente parlamentar. A exemplo do ano passado, Pernambuco será representado por quatro estudantes.

“Vamos fazer uma preparação para que eles já estejam familiarizados com a atividade quando chegarem na capital federal”, afirma Mendes. A intenção de juntar os jovens parlamentares do Nordeste, conta o coordenador, nasceu do interesse dos próprios estados no modelo de gestão pernambucano. “Subimos o número de inscrições de 25 para 320 em um ano, tivemos o maior número de inscritos em todo o País”, contabiliza. “Pernambuco é modelo de gestão quando se trata de política pública para juventude”, completa.


A estudante Girlane Balbino é uma das caras do ineditismo e do esforço pela inclusão social em Pernambuco. Cega, aluna da Escola Estadual Sylvio Rabello, no Recife, foi uma das selecionadas pela Secretaria de Educação de Pernambuco, junto à Câmara dos Deputados e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), como uma das quatro representantes do Estado. Ela concorreu com um projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à produção de material em Braille para cegos e pessoas com baixa-visão. “O acesso à informação precisa chegar também aos alunos com deficiência visual”, argumenta a jovem.

O encontro, que acontece no Hotel Orange durante todo o sábado (15) e manhã de domingo (16), será orientado pelos quatro jovens parlamentares pernambucanos da edição 2011 do programa, todos egressos da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. 

redacaoconecta@gmail.com | Fone:9646-0552

0 comentários:

Postar um comentário