segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Programa Aprender a Torcer envolverá escolas estaduais

Créd. Alyne Pinheiro

Uma iniciativa da Secretaria dos Esportes em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria Especial da Copa (Secopa) e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) desenvolverá ações socioeducativas com o tema "paz nos estádios". Na manhã desta quarta-feira (26), a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, da avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, no centro do Recife, recebeu o evento, que visitará 36 escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife (RMR).
As ações do “Aprender a Torcer” serão realizadas nos estádios e nas escolas públicas e privadas. Apresentações teatrais, palestras, distribuição de cartazes e 34 mil cartilhas com história em quadrinho abordando o tema da violência no futebol farão parte dessas ações. O programa foi definido como meta prioritária do governador Eduardo Campos e irá se entender até 2014, com foco na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, grandes eventos que serão sediados no Estado.
O evento foi prestigiado pelo secretário de Educação, Anderson Gomes; pelo secretário Especial da Copa, Ricardo Leitão; pelo assessor executivo da Secretaria de Esportes, Aldemir Teles; e o representante da FPF, Modesto Roma.
"É muito importante mostrar para esses jovens que é possível torcer sem violência. Eles são grandes catalisadores e ajudarão a difundir a cultura da paz entre seus familiares e nos estádios", ressaltou Anderson Gomes. A opinião é compartilhada por Ricardo leitão. "Trouxemos esse projeto para dentro das escolas para que esses jovens sejam agentes transformadores, criando a cultura de paz nos estádios", disse.
Jovens como Alexaenny Melo, aluna do 1ºano e presidente do Grêmio do GP. Esta é uma ação muito importante, pois muitos jovens hoje em dia costumam agir com violências, principalmente quando envolve a paixão do futebol. “Acho que isso nos ajudará a tomar consciência", analisou.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de 

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